25 de setembro de 2011

Frutas simples com preços diferenciados - Isso é Agregar !!!


Frutas no Japão


Às vezes me perguntam se é verdade que no Japão as frutas são caríssimas, eu digo que sim, muuuito caro. Mas também não é aquele absurdo que muita gente vê na televisão em certas reportagens que mostram sei lá quantos mil uma fruta, isso é exclusividade, frutas de leilão. Que nem um cacho de Uva Rubi Roma que foi vendido por US$ 2.250,00, ou daquelas melancias quadradas, corações, pirâmides e etc.. Estes são vendidos em frutarias de luxo, tem mais em conta no supermercado, principalmente as frutas da estação. Tinha gente pensando em levar uma mala cheio de frutas para o Japão e ficar rico rsrsrs.






  A melancia quadrada sai por uns 200 reais, tem até em formato de dado.





Esse de coração por uns 300 reais.


Quase 1000 reias na melancia pirâmide.








 Tem também os morangos em formato de coração.





Melancia Ovo de Godzila, quase 200 reais.

 
Seria o mesmo que comprar uma caixa de bombom caro para dar de presente, tipo a Kopenhagen, dificilmente a pessoa vai comprar uma caixa de bombom lá para comer em casa (em casa você come aquela barra que comprou no supermercado rsrs). Você está pagando além de um excelente chocolate, o status da marca, daquela loja chic do shopping, da embalagem e etc.. No Japão existem frutarias de luxo, nos melhores pontos da cidade, com as frutas mais bonitas que existem e em embalagens que valorizam o produto. Aqui no Brasil eu não sei se daria certo, é relativamente barato, uma caixa de morango 2 reais (vi essa semana a propaganda do Carrefour rsrs), banana 1 real ( não lembro se era a dúzia). Mas eu sei que na rua atrás de casa tem uma quitanda e frutaria meio chic, fica dentro de um mini shopping, bem apresentável, o preço é elevado mas a qualidade também. Eu sei que o intuito não é para presentear, é mais para quem tem poder aquisitivo maior poder consumir um produto de qualidade, assim como tem os empórios de carnes. 






No Japão, existe também a questão cultural, é falta de educação ir na casa de alguém sem levar nada. Geralmente frutas, chás, chocolates, biscoitos, queijos, doces tradicionais (tipo yokan, moti..) e até tsukemono (conservas) serve. São presentes comestíveis e se você estiver visitando alguém de longe, você presenteia com comidas regionais e na volta a mesma coisa. Lembro que na minha família sempre ganhava nori (algas) e chá dos parentes vindos do Japão, e o pessoal sempre levava salame e queijo para presentear na volta. Hahaha, eles levavam também muitos pacotes de wafer de nozes da bauducco e a última vez a minha mãe levou várias barrinhas de cereais de banana e coco. 

Por causa do clima, solo, espaço e etc.. Muitas frutas vem de fora do país, acho que isso todo mundo já sabe, isso aumenta bastante o preço. Mas o que muita gente não sabe é que eles vendem as frutas "perfeitas", tamanho, formato, cor e sabor. Você não vê frutas feias e tortas, é tudo muito selecionado, os japoneses são muito exigentes. Isso encarece bastante o produto, por isso são vendidos em unidades ou embalagens.

As frutas fora do padrão perfeito é usado para fazer sucos, geléias e etc.. Hahaha eu estava lembrando agora, aqui no Brasil você compra uma caixa de morango, as de cima são bonitas e as de baixo são as feias. E nos supermercados tem um dia da semana que o hortifruti é mais barato, tipo "quarta da feira", isso porque na quinta vem as frutas bonitas. Passam o final de semana que tem maior movimento e na quarta tá tudo feio. As vezes o barato sai caro.

Só para finalizar, acho que a fruta mais comum lá é o poncã (mexerica) e tipo o limão eles usam o siciliano (amarelo), o abacate o avocado e o melão é daqueles com rugas. Já ví esse melão no mercado daqui mas eu nunca comi, nem lembro se era caro, aliás a fruta mais caro que já comprei foi cereja, um punhadinho custava 15 reais.










Nenhum comentário:

Postar um comentário