25/10/2011 16:39 - SUPERMERCADOS ESPERAM CRESCIMENTO DE 15,6% NAS VENDAS DE NATAL
Segundo pesquisa da Abras, cerveja, frutas nacionais da época e refrigerante foram os produtos que tiveram maior aumento de encomendas para as festas de final de ano
Honda: "Estamos otimistas e nossa expectativa é de superar a boa marca de 2010, pois contamos com um momento de estabilidade econômica e perspectivas de crescimento da renda do brasileiro em 2012, com o aumento do salário mínimo" |
“O final de ano é tradicionalmente o melhor período de vendas para o setor supermercadista. Estamos otimistas e nossa expectativa é de superar a boa marca de 2010, pois contamos com um momento de estabilidade econômica e perspectivas de crescimento da renda do brasileiro em 2012, com o aumento do salário mínimo. Com isso, é natural concluir que a mesa será mais farta nas festas natalinas”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Os supermercadistas brasileiros aumentaram as compras de todos os produtos de Natal em relação ao mesmo período do ano anterior. Cerveja, com 16,8%, frutas nacionais da época, com 16,3%, e refrigerante, com 16,1%, foram os produtos com maior percentual de aumento de encomendas em reais. Peixes frescos e congelados, que no ano passado estavam entre os itens de menor crescimento, com 6,8% e 9,1% respectivamente, este ano apresentam uma forte recuperação com 14,2% e 15,3%. Os produtos de menor crescimento percentual de encomendas em 2011 foram peru, com 4,5%, e tender, com 3,9% em relação a 2010.
As vendas de importados continuam a merecer destaque nas encomendas dos supermercadistas brasileiros, despontando importados em geral (azeites, azeitonas, queijos, embutidos, entre outros), com 14,0%, seguidos por frutas especiais importadas (12,9%) e vinhos importados (12,2%).
Cerveja deverá puxar crescimento das vendas no Natal de 2010 (16,8%). A maioria dos produtos apresenta crescimento em relação à perspectiva do ano passado. Peixes frescos e congelados apresentam uma forte recuperação de crescimento nas vendas natalinas | ||
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras/ Portal Abras |
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