12 de outubro de 2011

Sálario não motiva? Cobrança demais também não. - Sua Empresa é organizada nesse quesito?


Plano de cargos e salários Saiba se sua empresa precisa de um

Por Viviane Sousa 


A estrutura organizacional da sua empresa tem apresentando problemas? Você não sabe quais são exatamente as atribuições de cada integrante da equipe? Seus funcionários reclamam de diferenças salariais entre pessoas que exercem a mesma função? Eles estão desmotivados por não entender os critérios da empresa? Se você respondeu “sim” a essas perguntas é possível que sua empresa esteja precisando de um plano de cargos e salários.Ou seja, de regras e normas que permitam a gestão de pessoal de maneira clara, levando em conta os interesses da empresa, a legislação e os interesses dos funcionários.
"Trata-se de uma melhor administração de cargos e da definição de salários adequados à empresa, porém de olho no que o mercado pratica", explica Cristina Lepikson, sócia da Mazars, consultoria empresarial, tributária e de terceirização de processos.
Na avaliação de Cristina, um dos mais importantes critérios, que devem constar de um plano de cargos e salários é o desempenho dos funcionários. Por meio dele é possível estabelecer diferentes níveis de cargos (júnior, pleno, sênior) entre profissionais que exercem a mesma função, mas cujo grau de responsabilidade e competências são diferentes. Os salários, portanto, vão variar conforme os níveis de cargo.
"Se dentro da mesma equipe há quem se destaque mais, não faz sentido que todos ganhem o mesmo valor. Mas é importante que os funcionários sejam informados sobre os critérios para evitar reclamações e problemas futuros”, destaca Cristina.
Antes de avaliar o desempenho, é preciso especificar as funções e responsabilidades dos funcionários, além dos resultados que cada um precisa alcançar. Assim, todos ficam sabendo de suas atribuições e a empresa consegue acompanhar a evolução da equipe.
Se bem definidos, esses dados também ajudam no processo de contratação de novos profissionais e no remanejamento de funcionários dentro da empresa. Afinal, o plano deve definir as habilidades e características comportamentais exigidos por cada cargo e todas as informações devem ficar organizadas em documentos, controlados pelo departamento de recursos humanos.
Ao conseguir vislumbrar a trajetória que tem pela frente, em termos de evolução salarial e perspectiva de carreira, a equipe se sentirá mais motivada e a empresa poderá comemorar melhores resultados.
Veja o que fazer:
1º passo
Entendimento do negócioLevantamento das estratégias corporativas, políticas e diretrizes do negócio
2º passoMapeamento de competências e descrição dos perfis dos cargosIdentificação e descrição das atribuições e características comportamentais exigido por cada cargo
3º passoAnálise e classificação de cargosPadronização, definição e classificação dos cargos analisados em grupos
4º passo
Pesquisa salarial e de benefícios
Obtenção de informações para comparação entre a estrutura da empresa e as práticas de mercado
5º passoPolítica de remuneraçãoElaboração de política salarial alinhada à estratégia da empresa e com base nas práticas de mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário