4 de dezembro de 2011

Planos de Cargos e Salários - Recompensar é preciso.


Uma iniciativa com foco na atração e retenção de talentos

Em um cenário globalizado e altamente competitivo, as empresas têm uma constante preocupação: atrair e reter talentos. Dentro desse contexto, encontram-se variadas alternativas para as organizações manterem os melhores talentos em seu quadro funcional. Isso não é por acaso, afinal são as pessoas que fazem o diferencial para o negócio. Na Localfrio, por exemplo, um dos atrativos focados para os profissionais tem sido o Plano de Cargos, Remuneração e Carreira, instituído esse ano.
Segundo Renato Teixeira, gerente corporativo de RH e Qualidade do Grupo Localfrio, a iniciativa de instituir essa ação específica surgiu para motivar os colaboradores e, ao mesmo tempo, permitir que a empresa posicione-se de maneira competitiva no mercado em que atua. O Grupo Localfrio opera há mais de 50 anos no Brasil e atua no ramos de movimentação, transporte e armazenagem de cargas refrigeradas, congeladas, secas e produtos químicos. Está presente no Porto de Itajaí/SC, na capital paulista, com dois armazéns, e no complexo portuário de Santos/SP. Conta com cerca de 800 colaboradores.
Para tornar a iniciativa justa, o Plano de Cargos, Remuneração e Carreira tem como público-alvo todos os gestores e demais funcionários, o que permite a real possibilidade de reconhecimento e crescimento para todas as pessoas, independentemente do cargo que exerçam. Nesse sentido, a ação foi baseada nos seguintes objetivos:
1 - Remunerar os profissionais de acordo com as responsabilidades do cargo, práticas de mercado e nível de competitividade da organização.
2 - Definir critérios que possibilitem fazer uma Gestão de Remuneração de forma racional, profissional e imparcial, e nos custos adequados.
3 - Atrair, reter e desenvolver os profissionais com real capacidade para atender as necessidades e prioridades da companhia.
4 - Aumentar o grau de comprometimento dos colaboradores, garantindo a satisfação com a remuneração e a possibilidade de ascensão interna.
Como se tratava de uma ação inovadora e que geraria expectativas junto aos profissionais, Renato Teixeira comenta que para instituir o Plano de Cargos, Remuneração e Carreira, a área de RH firmou parceria com uma consultoria externa renomada no mercado e que já implantou com sucesso dezenas de programas em grandes empresas nacionais. Afinal, era preciso evitar riscos desnecessários que pudessem comprometer o êxito do trabalho e gerar, consequentemente, um quadro de insatisfação interna.
Para sair do "papel" para a prática, o plano foi estruturado a partir das seguintes fases: análise da estrutura organizacional; avaliação da Gestão de Cargos e Salários; elaboração do Quadro de Acesso / Oportunidade de Carreira; instituição da Gestão e Avaliação por Competências; adoção da Gestão da Remuneração por Resultados e, por fim, a preparação do Mapeamento de Potencial dos talentos internos.
Cuidados na implantação - Vale ressaltar que durante a implantação do Plano de Cargos, Remuneração e Carreira, a área de Recursos Humanos teve dentre os seus pontos de atenção para o processo de comunicação. "O mesmo precisava ser conduzido com muita habilidade e eficiência junto aos colaboradores e aos gestores", cita Renato Teixeira, ao justificar que caso contrário as informações da iniciativa poderiam ser interpretadas de forma erronia e isso poderia se tornar um fator negativo para a execução do processo.
Passadas todas as etapas de elaboração e de divulgação, a iniciativa teve uma receptividade muito positiva, salienta o gerente de RH do Grupo Localfrio. Contudo, a proposta é de manter o processo claro e objetivo, para evitar que sejam geradas falsas expectativas em relação ao programa. Quando questionado sobre os mecanismos para avaliar a repercussão dessa ação, Renato Teixeira explica que a área de RH faz o acompanhamento, principalmente, mediante o monitoramento do clima organizacional e do índice de turnover.
Benefícios - Como diz a Terceira Lei de Newton que "Toda ação gera uma ação", o Plano de Cargos, Remuneração e Carreira da Localfrio também foi criado para desencadear uma série de benefícios dentre as quais:
- Otimização dos resultados operacionais e financeiros da companhia.
- Permitir à organização o acompanhamento e o posicionamento frente ao mercado.
- Captar, reter e desenvolver profissionais alinhados às estratégias empresariais.
- Estimular o autodesenvolvimento dos seus colaboradores.
- Adotar ferramentas para o aproveitamento interno, como estratégia de racionalizar demandas de mão de obra, para que a organização alcance a performance necessária.
Renato Teixeira enfatiza, ainda, que as ferramentas de Gestão de Pessoas com base nas competências organizacionais, comportamentais e técnicas possibilitam uma visão sistêmica e estruturada do nível de desempenho que a empresa, os gestores e os colaboradores devem impor para obter a melhor eficácia organizacional alinhada aos objetivos, planos de negócios e estratégias da companhia.
"Vamos estabelecer projetos para desenvolvimento e formação de lideranças, retenção de talentos, treinamento técnicos e comportamentais dos colaboradores para que acompanhem o ritmo de crescimento da empresa, um programa de comunicação eficaz e a gestão da mudança, consolidando a profissionalização na direção do grupo", conclui ao ser indagado sobre as outras ações que a Localfrio investirá na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário