27 de fevereiro de 2012


Maringá sedia a segunda edição do Fórum Varejo em Revolução
Sebrae/PR, Fecomércio e Sivamar realizam a segunda edição do Varejo em Revolução, entre 18 e 22 de julho, com o objetivo de debater informações atualizadas sobre o setor; inscrições já estão abertas ...
               
Maringá está entre os quatro municípios do noroeste do Paraná que vão sediar, simultaneamente, a segunda edição do Fórum Varejo em Revolução, que acontece de 18 a 22 de julho. Na Cidade Canção, além de comemorar a Semana do Comerciante, a ação objetiva analisar e discutir a velocidade e o impacto das tendências de mercado do setor varejista, considerado um dos setores mais competitivos e dinâmicos da atualidade.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Maringá e gestor dos projetos de varejo no noroeste do Paraná, Marcelo Wolff, o diferencial do evento está nos especialistas renomados. Convidados pelo Sebrae/PR para palestrar sobre temas relevantes para o setor, devem contribuir para sanar carências de gestores de pequenas empresas em áreas como atendimento, inovação e tecnologia para varejo, ambientação de loja e gestão.

“Vale frisar que não é um evento de motivação. Trata-se de uma mobilização para tornar o conhecimento acessível, estimulando os empresários para a busca de novas práticas, de alvos concretos e de tomadas de decisões mais seguras e assertivas. Esse foco é o motivo, inclusive, do nome do evento, Varejo em Revolução, pois o comércio é um setor em constante transformação”, destaca Marcelo Wolff.

Segundo o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, a iniciativa destaca a ideia de “revolução” porque esta é a realidade do varejo no Brasil. “Os empreendimentos têm buscado, rapidamente, se adequar às características competitivas para enfrentar, inclusive, os negócios internacionais, que veem o Brasil como um país em potencial”, explica Luiz Carlos da Silva.

Inseridos nesse cenário, o gerente regional do Sebrae/PR salienta a importância de os empresários se manterem atualizados. “É preciso debater aspectos que elucidam a ‘revolução silenciosa’, porque é um processo sem volta e que apresenta um consumidor ávido por comodidade e que valoriza aspectos que antes não tinham relevância, mas que agora fazem a diferença”, complementa.
Palestras

Para o primeiro dia de Fórum, o Sebrae/PR programou a palestra “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor”. O tema, bastante inovador, será ministrado pela publicitária e sócia-diretora da Shopfitting, Heloísa Omine, que também é especialista em Store Design, Visual Merchandising, Marketing Sensorial e Comunicação Visual.

Já para o dia 19, estão agendadas duas palestras. Uma é sobre “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio”, e será abordada pelo coordenador do setor de Comércio e Varejo de Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior. E a outra é sobre “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet”, conduzida pelo consultor e mestre em Administração, Dailton Felipini, que já trabalhou na IBM de Nova York e, atualmente, é editor do site www.e-commerce.org.br.

Na agenda da noite do dia 20 de julho, também estão previstos dois temas. O primeiro é “O Comportamento do Consumidor no Varejo”, que será abordado pelo PhD em Administração e professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Francisco Giovanni David Vieira, que também é membro da Academy of Marketing do Reino Unido.

E o segundo é “Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor”, ministrada por Dagoberto Hajjar, que tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de negócios e Tecnologia da Informação (TI). O especialista trabalhou no Citibank em diversas funções de tecnologia e de negócios, no Banco ABN-AMRO, e nove anos na Microsoft exercendo, entre outras, as atividades de diretor de Internet, diretor de Marketing, e diretor de Estratégia. Atualmente, Hajjar é sócio-fundador da ADVANCE – empresa de consultoria e treinamento em negócios para as áreas de gestão, marketing, vendas e canais.

Para quinta-feira, dia 21 de julho, a vez é de Toni Lourenço. Especialista em Marketing, estratégia de vendas e inteligência de negócios, ele palestrará sobre “Comerciante: Hoje quem Compra é Você!”. E para finalizar a programação de palestras, no dia 22, o tema “Vendas – Excelência em Ação”, vai ser explorado pelo palestrante Aly Baddauhy Junior, especialista em vendas, liderança e comportamento.

Na programação do Varejo em Revolução, também estão previstos workshops, que começam a partir do segundo dia de Fórum e consistem em consultorias coletivas que discutirão um tema da noite anterior. A proposta, longe de repetir a palestra, vai oportunizar o aprofundamento do conhecimento, favorecendo a troca de experiências e o esclarecimento de eventuais dúvidas.
Inscrições

Interessados em participar do Varejo em Revolução já podem se inscrever no escritório do Sebrae/PR. Em Maringá, a entidade fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116, telefone (44) 3220-3474. As inscrições também podem ser feitas no Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), situado na Rua Néo Alves Martins, nº 2.789, telefone (44) 3026-4444.
Durante todos os dias do evento, as palestras começam a partir das 19h30 e os workshops iniciam às 9 horas. Ambas as atividades serão realizadas no auditório da sede do Sebrae/PR, que tem capacidade para 200 pessoas.

Apoio

Em Maringá, o Varejo em Revolução é uma realização do Sebrae/PR, da Federação do Comércio do Paraná (Sistema Fecomércio/PR) e do Sivamar, com o apoio da Câmara da Mulher Empreendedora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário